menu

About

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Semana da Leitura: Biblioteca Humana


Na Biblioteca da Escola Sede, decorreram diferentes sessões do Projeto Biblioteca Humana, uma iniciativa da Câmara Municipal de Valongo: Não julgues o livro pela capa.

Ao longo das sessões, destinadas a todas as turmas do 9º ano de ecolaridade, que decorreram nas manhãs de 22, 23 e 24 de abril, contamos com a presença de quatro Livros Humanos, provenientes de diversas entidades, que desconstruiram os seguintes estereótipos:

- desconstrução da doença oncológica (cancro da mama) - Liga Portuguesa Contra o Cancro - (2 Livros Humanos).

- desconstrução da pessoa cega - ACAPO - (1 Livro Humano)

- desconstrução da parentalidade de um jovem trans - AMPLOS (1 Livro Humano).

A Biblioteca Humana pretende criar um espaço seguro de narrativas humanas e diálogo construtivo, e no sentido de aumentar o impacto da atividade, os professores prepararam previamente as turmas, no que diz respeito à familiarização com a atividade, interação com os Livros Humanos - postura e atitude, temáticas a abordar e organização da turma na interação com os Livros Humanos.



Semana da leitura: leituras em Movimento

No âmbito da parceria com a Biblioteca Municipal de Valongo e integradas na Semana da Leitura, decorreram, nos dias 22 e 23 de abril, várias sessão de Leituras em Movimento

Assim, no dia 22 de abril, pelas 11h20, a turma do 7ºC, acompanhada pela professora Conceição Soares visitou a Oficina da Regueifa; e as turmas do 6ºI e 6ºH, acompanhadas pela professora Sílvia Amaral visitaram a Junta de Freguesia de Valongo, pelas 15h25.

Foram lidos/declamados poemas como Abril de Abril , de Manuel Alegre; Abril, de José Fanha; A cor da liberdade, de Jorge de Sena; e 25 de Abril, de Sophia de Mello Breyner Andresen.


No dia 23, pelas 10h20, a turma do 8ºA juntamente com a professora Susana Antunes visitaram a Câmara Municipal de Valongo; às 14h25, a turma do 7ºC e a professora Isabel Henriques deslocaram-se à EB/JI do Calvário e aos Bombeiros Voluntários de Valongo; às 15h25, o professor Rui França acompanhou a sua turma do 6ºJ à Câmara Municipal de Valongo e aos Bombeiros Voluntários de Valongo.


Durante todas estas sessões, os alunos apresentaram leituras expressivas que preparam com os seus professores de textos literários. Também apresentaram textos da sua autoria sobre o valor da Liberdade.