menu

About

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Momentos Semana da Ciência e da Tecnologia

De 24 a 28 de novembro, assinalou-se, na Escola Básica Vallis Longus, a semana da Ciência e da Tecnologia, durante a qual se falou de ciência e de literatura, uma simbiose perfeita, segundo Rómulo de Carvalho.
Assim,

·       24 de novembro  comemorou-se, no polivalente da escola, o Dia Nacional da Cultura Científica, com uma homenagem a Rómulo de Carvalho. Os alunos da turma do 9ºD apresentaram uma breve biografia de António Gedeão (Rómulo de Carvalho) e declamaram os poemas: “O Homem”, “Poema do Futuro” e “Lágrima de Preta”; a composição “Pedra Filosofal” foi cantada por uma aluna com suporte musical do professor José Neto.







·    25 de novembroUm dia com a escritora Regina Gouveia”- na biblioteca da escola, a escritora Regina Gouveia recorreu ao seu livro, “Breve História da Química”, para apresentar a história da química, desde o tempo da alquimia até ao séc. XXI. Ao longo das sessões, a escritora realizou várias atividades experimentais demonstrativas de algumas conclusões dos diferentes cientistas.


·         De 24 a 28 de novembro:
    – Exposição dos trabalhos em poster elaborados pelos alunos 



           – Elaboração e distribuição de uma coleção de marcadores com cientistas e respetivas citações que marcaram a história da ciência










segunda-feira, 24 de novembro de 2014

BiblioArtes II

A Equipa da BE convida toda a comunidade escolar a visitar a Biblioteca da Escola Sede para participar no Ateliê de Natal:


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Homenagem a Manuel António Pina

18 de Novembro

Museu Nacional da Imprensa preparou várias iniciativas para assinalar o 71.º aniversário do nascimento (18. nov.1943) do jornalista e escritor Manuel António Pina, Prémio Camões 2011. 
A nossa escola também assinalou a data com uma palestra dinamizada pelo Professor de Fotografia, José Manuel Soares, para os alunos do curso vocacional de fotografia, a qual decorreu na BE.

Os alunos aderiram com muito entusiasmo e interesse.





terça-feira, 18 de novembro de 2014

Concurso Nacional de Leitura - 1ªfase



Obras selecionada para a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura - Fase Escolas


Contos de Natal
de Charles Dickens

Conto e respetiva ficha de Leitura

Filme
Resumo
Resenha Crítica






Ebenezer Scrooge é um homem avarento e solitário. Odeia o Natal e tudo o que ele representa. Ignora familiares, empregados e não sabe o que é compaixão. Mas a aparição de um visitante-fantasma o fará repensar seu comportamento e despertará sentimentos aparentemente adormecidos. Ambientada numa Londres gelada, às vésperas do esperado 25 de dezembro, Um conto de Natal é uma das mais belas e conhecidas histórias do gênero. Escrita às pressas em 1843 para pagar as dívidas de seu autor, Charles Dickens (1812- 1870), foi um sucesso imediato de público e crítica. Por meio dessa sátira social –adaptada diversas vezes ao cinema –, Dickens teve um papel fundamental no resgate do espírito de bondade e solidariedade das tradições natalinas.


Sempre do Teu Lado
Carta de um cão
de Maria Teresa Maia Gonzalez



Apresentação de algumas obras de Maria Teresa Gonzales

Resumo







“Sempre do teu lado”, escrito Maria Teresa Maia Gonzalez, conta-nos uma história narrada pelos olhos do cão Félix que, como todos os cães, tem um carinho especial pelo seu dono.   Guilherme tem os pais separados e recebe do seu padrinho um presente que ele desejava há muito tempo, um cãozinho arraçado de pastor-alemão. Depois de uma longa conversa, decide chamar Félix ao seu novo cãozinho. O nome Félix trouxe muitas aventuras a Guilherme, como por exemplo a primeira ida ao veterinário, o primeiro passeio, amores (dos dois)…Este livro é diferente, para além de falar de um cão que percebe o seu dono e do dono que é a alma gémea do seu grande companheiro, este livro é um parênteses, ou seja, começa com uma história onde Guilherme é já adulto e leva a sua própria vida normalmente e, pelo meio, o Félix relembra os melhores momentos passados com o seu dono e termina retomando a história inicial.

Concurso Nacional de Leitura 2015


O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do PNL que propõe um desafio às competências de expressão escrita e oral dos alunos do 3º ciclo e secundário. O processo decorre em três fases distintas, ao longo do ano, e culmina numa Final Nacional em que são apurados os vencedores em cada um dos níveis de ensino.

1ª Fase | Escolas - Em cada escola, é apurado um máximo de três alunos por cada nível de ensino (3º Ciclo e Ensino Secundário). A lista é divulgada pelo PNL na Página dos concursos (e pela DGLAB nas Bibliotecas Municipais).

2ª Fase | Distritais - Em cada Distrito/Arquipélago/EPE é selecionado um aluno por cada nível de ensino (3º Ciclo e Ensino Secundário). A lista é divulgada pelo PNL na Página dos concursos [e pela DGLAB].

3ª Fase | Final Nacional - Serão apurados cinco finalistas por cada nível de ensino (3º Ciclo e Ensino Secundário), numa prova Semifinal. Estes, disputarão a Final, de acordo com os termos a definir no Regulamento específico para esta fase. A divulgação do resultado será feita na Página dos Concursos do PNL (pelas escolas e pela DGLAB).

Regulamento                                   Calendarização                         Vencedores

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Novas Leituras


A Biblioteca Vallis Longus agradece a oferta do Livro Mais Que As Mães da autoria de Joana Neves da Silva ex-aluna da nossa Escola. Neste momento já está disponível para leitura:





Certificado Agrupamento aLeR+


No dia 7 de Novembro, a Coordenadora da Biblioteca do Agrupamento de Escolas Vallis Longus esteve presente no V Encontro de Escolas aLeR+ realizado na Torre do Tombo e que englobou a apresentação pública dos agrupamentos e das escolas integradas na Rede Nacional do Projeto aLeR+ 2014 onde recebeu certificado da integração do nosso agrupamento.



quarta-feira, 5 de novembro de 2014

1ª Sessão: Conto Contigo, Conta Comigo

A primeira sessãode Conto Contigo, Conta Comigo, foi um sucesso.

A História desta semana foi: "Uma velha muito velha, muito feia e muito má..."


Ficam alguns momentos para relembrar.

Na próxima semana contamos contigo?!



Preparação do Dia Nacional da Cultura Científica - 9ºanos e Ensino Vocacional

Assinala-se no dia 24 de novembro, o Dia Nacional da Cultura Científica. Este dia foi criado em 1997, pelo então Ministro Mariano Gago para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho e divulgar o seu trabalho na cultura científica e no ensino da ciências.

Rómulo Vasco da Gama de Carvalho nasceu em Lisboa a 24 de novembro de 1906, foi químico, professor de físico-química, pedagogo, investigador de história e ciência em portugal,  autor de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de poesia, estes últimos sob o pseudónimo de António Gedeão.

Segundo as palavras de Mariano Gago,  este dia deverá ser «momento privilegiado todos os anos, de balanço, de reflexão e de acção sobre o papel do conhecimento no nosso futuro». 
                                           in jornal "Público" de 24 novembro de 1997



Nessa semana, Semana da Ciência e Tecnologia 2014 (22 a 30 de novembro), um pouco por todo o país serão criados momentos de divulgação de ciência, instituições científicas, universidades e museus abrem as portas, proporcionando à população oportunidades de observação científica e de contacto com especialistas de diferentes áreas do conhecimentos. 

Na nossa escola também haverá momentos de divulgação científica nessa semana, preparados pelo grupo disciplinar de física e química em parceria com a equipa da biblioteca escolar, sendo uma das atividades a exposição dos vossos trabalhos de pesquisa.


Algumas Recomendações para a elaboração do material a expôr:
Depois de lida a obra literária (Breve História da Química) deverás escolher um cientista para elaboração da tua pesquisa que deverá ser apresentada num poster em papel A3 vertical, onde deverá constar:
-Identificação do Cientista (será o titulo do poster)
-Uma imagem ou fotografia do cientista 
-A sua Biografia;
-Excerto do seu poema retirado da obra literária abordada na sala de aula;
-As suas principais contribuições para o avanço da ciência.
-Bibliografia no final do poster


Ajuda para a escrita da bibliografia
  •  livros:
APELIDO, Nome do autor. Título da obra. Edição. Cidade: Editora, Ano de Publicação.
  • Informação extraída de um sítio, portal, homepage:
APELIDO, nome do autor – Título do artigo. Disponível em WWW:<URL:http://...> [Consultado dia mês (abreviado). ano].

ENTREGAR ATÉ 14 DE NOVEMBRO

segunda-feira, 3 de novembro de 2014